quarta-feira, 21 de outubro de 2009


Tema: IGREJA FERMENTO
Texto: Mt 13:33 ( parábola do fermento)
Introdução: A grande dificuldade que a igreja hodierna ou contemporânea enfrenta é uma crise de visão e isso deve ao fato de não conseguir compreender sua natureza e finalidade como Corpo de Cristo na transformação da sociedade. O propósito desta mensagem é lançar novas luzes, por meio de uma teologia bíblica. Então falaremos de três aspectos que identifica a igreja fermento segundo a perspectiva do reino de Deus:
A primeira á ser identificada é a igreja invisível:
1- Ela é invisível : porque ela não tem intenção de tomar o lugar de Cristo. João disse; o que importa é que eu diminua e tu cresça o Pai.
Jesus poderia ter realizado a maioria do seu ministério em uma grande capital como Jerusalém,mas Ele foi para a Galiléia. E o que era a Galiléia naqueles dias? Lugar marginalizado pela região judaica, pois ali se concentrava grande número de gentios, de analfabetos, de pobres e mendigos.
Sofremos uma tentação de tornar as nossas igrejas visíveis ao ponto de Cristo ficar fora dela. (rádio, faixas, programas de televisão, cartazes dizendo: “vem aí o grande Homem de Deus. Se tornando estrelas, verdadeiros animadores de auditório que atraem os holofotes para si mesmo. Esta tentação pode ser chamada de “síndrome de Lúcifer” É o convite para que tomemos o lugar do próprio Cristo. Na união Soviética onde estava á igreja? Escondida mais atuante. Jesus prioriza o estar com ás pessoas dia á dia.

Outro aspecto desta igreja é o fato de ser:

2- Ela é silenciosa: por não tocar trombeta
O fermento quando atua na massa ninguém ouve barulho, ela não dá alarme como o caso dos fariseus que queriam ser reconhecidos por aquilo que faziam. O fato de não ouvir muito barulho não significa que ela está morta. Jesus quando realizava um milagre dizia para os discípulo não saírem comentando.



3- Ela é penetrante
Um pouco de fermento tem a capacidade de influenciar o poder do evangelho. Um pouquinho é capaz de transformar á sociedade.
A pergunta é, quando é quanto nós temos investido na sociedade. É triste de dizer que 90% têm sido na igreja umbilical.
• Nós preocupamos com ás estruturas, graus eclesiáticos,posições.
• Vivemos em um pragmatismo religioso, ou seja, estamos mais preocupados em questões abstratas do que o essencial que é amar a Deus acima de todas ás coisas e o seu próximo como a ti mesmo. Estamos preocupados em mudar o estilo de vida das pessoas ao nosso padrão. Deixe que elas se acheguem á Deus. A bíblia diz: conhecereis á verdade e ela vos libertará.
• Com formas, que jeito será o culto, quem será q vai pregar,
• Experiências: aquém diz: que não ter experiência, não tem intimidade com Deus. (a verdadeira experiência é quando a massa que é o mundo reconhece á formula, ou seja, uma formula sem adulteração como acontece com os combustíveis, sem falsificação como acontece com o dinheiro.
• Com o nosso bem estar e comodidade.
Nos como fermento temos que penetrar na farinha. Este é o poder penetrante da igreja. Deus quer que vc exerça o seu papel de ser igreja. Dietrich Bonhoffer afirma: “a igreja só é igreja quando existe para outros”.

Conclusão: qual tem sido a igreja que tem representado a imagem do Reino de Cristo?
Quando Cristo olha para a igreja o que ele vê? Há nossas grandes estruturas? Ou a Dona Maria que está silenciosa, mas influenciando á sua vizinhança. Hoje eu quero te desafiar á penetrar na massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário